Meio Ambiente
Conservação e uso sustentável
Um dos princípios da COOPERCUC para promover a sustentabilidade das famílias no sertão é a conservação e o uso sustentável do meio ambiente.
A COOPERCUC identificou no trabalho de recuperação das áreas degradas uma forma estratégica para construir esta relação.
Através do programa de produção e distribuição de mudas nativas e frutíferas a Cooperativa promove um trabalho de conservação ambiental, envolvendo as comunidades e a sociedade, e ao mesmo tempo desenvolve um importante papel para a manutenção do processo de certificação. Desta forma, há uma interação direta entre a cooperativa e a sociedade.
Para este programa foram construídos 4 viveiros e produzidas 4.000 mudas até o momento. A cooperativa distribuiu 6.000 mudas, sendo 2.000 doadas por entidades parceiras (Embrapa e AGROVALE). Assim o programa de distribuição e plantio de mudas atendeu 11 comunidades nos municípios de Uauá, Canudos e Curaçá.
Os trabalhos ambientais são desenvolvidos com os parceiros Guardiões da Caatinga, Embrapa Semi-árido (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e KMB (Movimento dos Homens Católicos da Diocese de Lins – Áustria).
A cooperativa entende que esse é o caminho, e que não depende apenas dela, mas também da sociedade em geral, que deve acordar para as questões ambientais e assumir a responsabilidade em preservar o meio ambiente.