PT-BR EN ES

13º FEIRA BAIANA DE AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Realizado entre os dias 14 e 18 de Dezembro, em Salvador-BA, a maior Feira da Agricultura Familiar do Brasil reuniu mais de 2.300 produtos. Com inovação, criatividade e diversidade, o evento é pensado para o fortalecimento e expansão da produção no campo.

Além dos produtos encontrados, o estímulo era também para que as pessoas conhecessem as histórias e ouvissem os agricultores e agricultoras. “Quem veio a feira comprar um produto, se enriqueceu muito com a história da Agricultura Familiar. A Feira ficou pequena para a turma que veio do interior, estamos falando de mais de 50 mil pessoas que rodaram durante a feira” afirma Jeandro Ribeiro, Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural.

A COOPERCUC esteve presente em dois stands de exposição. No Armazém da Caatinga, Território Sertão do São Francisco, era possível encontrar os produtos como Doces, Geleias e Cervejas Artesanais de Umbu e Maracujá da Caatinga. Já na Umbuteria, o espaço foi destaque para o Chopp Artesanal de Umbu querido pela galera que, além de prestigiar a feira, aproveitou as atrações culturais.

Quem acompanhou de perto essa experiência foi o mestre cervejeiro da Cooperativa, Emanuel Messias que destacou o avanço das cervejas artesanais da agricultura familiar. “Fico muito feliz quando vejo o nosso setor crescendo e impactando positivamente as vidas dos agricultores familiares. É evidente a importância da feira também com o aumento das vendas a cada ano com novos frequentadores e possíveis novos clientes”. Os produtos alcóolicos Gravetero estão presentes em todas as edições da FEBAFES desde o lançamento e são muito procurados do público.

A Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A expectativa é que para 2023, a 14ª edição seja “um sucesso maior ainda, mais robusta, com mais expositores e com mais visitantes”, prospecta o Secretário Jeandro Ribeiro.

Fotos: Thyago Thelysson e Priscilla Souza