PT-BR EN ES

NOSSA HISTÓRIA

Imagem Coopercuc 3
A sua fundação aconteceu em 2004, quando mulheres e homens agricultores familiares de três municípios do Sertão baiano se juntaram nessa tarefa. A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), nasceu da união de 44 pessoas, sendo 24 mulheres e 20 homens que desejavam organizar sua produção e comercialização. Eram ativistas dos movimentos sociais, sindical e de partidos de esquerda. Um grupo de jovens, à época, de diversas comunidades de Uauá ficou a frente da cooperativa.

Mas a história da COOPERCUC começa mesmo em 1986, quando vinte mulheres se reuniam para preparar, de forma artesanal, produtos do umbu. Posteriormente criou-se o grupo Unidos do Sertão, que agregava cerca de 30 comunidades, envolvendo mais de 100 pessoas. A produção do grupo era levada para comercializar nas feiras dos municípios. O município de Uauá recebeu a primeira barraca de venda dos produtos.

O trabalho dessas famílias recebeu um aporte financeiro em 1999, com a aprovação do Programa de Convivência com o Semiárido (PROCUC). O recurso possibilitou ampliar o número de pessoas e comunidades envolvidas no trabalho de beneficiamento e comercialização.

O Programa também tinha como foco promover a segurança alimentar das famílias envolvidas e contou com o apoio técnico do Instituto Regional da Pequena Propriedade Apropriada (IRPAA). O Grupo também recebeu outro aporte financeiro em 2003, da CRS, organização ligada a Igreja Católica. O recurso foi para construção de uma unidade de beneficiamento de frutas que ficou pronta e começou a funcionar em janeiro do ano seguinte. Outras treze pequenas unidades de processamentos de frutas foram construídas nas comunidades, em 2005, desta vez com a ajuda da Fundação Slow Food para a Biodiversidade.

O objetivo foi de melhorar as condições de produção local e aumentar a produtividade dos grupos que estavam vinculados a COOPERCUC. Esses incrementos na melhoria das estruturas de produção colaboraram para melhorar as condições de trabalho e a qualidade dos produtos, assim como ampliou a oportunidade de mercado.

Prancheta 6-min

E, na atualidade, a COOPERCUC vem investindo nos processos de auto-administração e gestão cooperativista. A COOPERCUC trabalha, especialmente, com produtos oriundos do extrativismo das plantas nativas do Bioma Caatinga, o umbu e o maracujá da Caatinga. A produção respeita os eixos social, ambiental, cultural e econômico. Como estratégia de atingir outros mercados, entrou com o processo de certificação orgânica, em 2006. 

A certificação garantiu a venda para a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo Federal. Essa iniciativa impulsionou a comercialização para o mercado externo.

Atualmente, a COOPERCUC é reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela sua presença nos mais variados mercados, levando produtos do bioma da Caatinga e garantindo condições mais dignas no semiárido baiano.