A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – COOPERCUC marcou presença mais uma vez na edição 2022 da BIOFACH, que foi realizada no período de 26 a 29 de julho de 2022, na cidade de Nuremberg, Alemanha. A única instituição do Estado da Bahia a participar, este ano, da 17° Edição da Feira Mundial de Produtos Orgânicos que contou com 196 países, teve como objetivo se consolidar no mercado Europeu.
A participação da COOPERCUC foi viabilizada dentro da estratégia de expansão comercial do Projeto Bahia Produtiva, financiado pela CAR/SDR e que tem como foco a ampliação de mercados das cooperativas baianas. Para Adilson Ribeiro, presidente da cooperativa, o apoio do Governo do Estado é uma ferramenta crucial para o crescimento da cooperativa dentro do mercado internacional. “Sem o Governo, nossa presença nesta feira importantíssima para o segmento de orgânicos não seria possível”, afirma Adilson.
O presidente ainda reforçou que nesta Feira a COOPERCUC esteve com três grandes objetivos: negociar a realização de mais embarque de venda de mercadoria para o comprador alemão atual; buscar mais informações sobre o processo que está em curso de registro do umbu como Novel Food na Europa, uma ação que conta com o apoio da CNA, do Sebrae e do Projeto AgroBr e, a busca por informações comerciais, tendências de consumo de produtos de leite de cabra, tendo como objetivo potencializar o lançamento de produtos do laticínio de leite de Cabra de Testa Branca inaugurado no dia 27 de Julho.
“A Biofach é uma vitrine fundamental para o mercados de orgânicos global, e poder se fazer presente nos coloca em outro nível na busca do mercado” relata Dailson Andrade, gerente de mercados e representante da COOPERCUC na feira. Ficamos felizes em conseguir levar, com parceiros como o Sistema Oceb, através do Sescoop/Ba (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e Oceb (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia), os produtos da agricultura familiar para que se tornem conhecidos em outros países como a Alemanha.