Comunicação Popular para Políticas Acessar. Esse foi o tema do 2ª Encontro de Comunicadorxs do Semiárido realizado nos dias 22 e 23 de Novembro. O evento foi uma iniciativa do Projeto Pró-Semiárido, que é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, do Governo do Estado da Bahia em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro – ASA e Projeto Paulo Freire do Estado do Ceará.
O encontro faz parte do 2ª Mês da Comunicação Popular, período em que são realizados oficinas, palestras e debates sobre direito a comunicação e políticas públicas. As conversas tiveram como objetivo evidenciar os meios de acesso às politicas públicas dentro da cidade e do campo. Uma rede de comunicadores em busca de soluções e que, pelas trocas feitas em roda, conseguiram firmar alguns resultados e atividades em uma agenda comum de objetivos a serem alcançados.
Na ocasião, jornalistas, comunicadores populares, jovens de comunidades tradicionais, representantes de instituições governamentais ou não, vindos de sete estados do Brasil, puderam traçar estratégias para colocar em prática e trazer mais encontros presenciais nacionais para monitorar o que foi planejado e desenvolver mais ações em busca do mesmo objetivo. Além disso, foi colocado a importância de manter essa rede em constante movimento com atividades regionais e estaduais.
Essas ações destinam-se a firmar parcerias, diálogos e atividades que gerem resultados e benefícios pensando a convivência com o semiárido, melhor qualidade de vida e valorização do trabalho no campo com apoio de políticas públicas e entidades associadas à luta.