PT-BR EN ES

REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO DE PARCEIROS – ATER BIOMAS

Nos últimos dias 24 e 25 de Janeiro, nos municípios de Canudos e Uauá, foram realizados encontros com membros do ATER COOPERCUC, parceiros locais, secretarias do município, Institutos, STR, CAU, Associações Comunitárias, Cachiu, CRAS, CREAS, assim como beneficiários de ATER, BahiaAter, cooperados e cooperadas das comunidades acompanhadas com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar.

O ATER Biomas é resultado de uma chamada pública realizada pelo Governo do Estado da Bahia mediante a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural – SDR/BAHIATER. Por meio deste, é possível realizar as atividades relacionadas ao campo com maiores especificidades que levam em conta perspectivas culturais, econômicos, sociais e ambientais de cada região.

Com duração de, em média, 5 anos, está em execução na cooperativa a proposta aprovada no edital Nº 001/2022. A realização dessas reuniões, surge como forma de entender quais comunidades estão aptas para participação nas atividades e famílias que serão atendidas pelo ATER Biomas, além de alinhar a parceria com os técnicos responsáveis pelas áreas.

Taiane Costa, Técnica em Agropecuária presente em todo processo da proposta, afirma que a maior preocupação e trabalho sempre vai ser com o agricultor familiar. “Sem dúvida esse é um projeto que irá contribuir e fortalecer cada vez mais os sistemas produtivos, construindo também muitas ações relacionadas ao desenvolvimento ambiental, com inclusão das mulheres e jovens, participação social e, também, melhorando cada vez mais as atividades que já são feitas nas comunidades de base”, avalia.

A técnica e pedagoga ainda destaca o papel dos membros de ATER como fortalecimento do que já é posto em prática no dia a dia dos que “confiam nessa parceria entre os profissionais que acompanham e ajudam na realização de todo trabalho e agricultores familiares que acreditam e executam o que é ensinado”.

Para continuidade do projeto, as famílias estão em processo de mobilização. Serão feitos os cadastros para receber atendimento e formação continuada por meio da extensão e assistência técnica rural.