Na última Sexta-feira (21) foi inaugurado a Loja Franquia do Armazém da Caatinga em Uauá-BA. O empreendimento é uma realização Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga – CECAAT) e Prefeitura Municipal de Uauá.
A loja surgiu junto a necessidade da cooperativa de obter um espaço em um ponto mais estratégico da cidade, considerando a loja da Fábrica que as pessoas consideravam mais difícil de visitar devido a localização na BR, fora do acesso a cidade. Amadurecendo essa ideia, ainda no mandato anterior, foi estabelecido uma parceria com a Prefeitura Municipal que cedeu o espaço atual para uso da COOPERCUC por, de inicio, 20 anos, podendo ser ajustado futuramente.
Já em organização do espaço, foi agregado outro parceiro: A Central da Caatinga. Em uma análise de aceitação e desempenho do Armazém da Caatinga em Juazeiro-BA, foi destacada a oportunidade para a Cooperativa um meio de fortalecimento do trabalho já conhecido e, agora, desenvolver junto as outras cooperadas da CECAAT e instituições parceiras um mercado que tenha como objetivo reunir produtos da Agricultura Familiar e melhor consolidação de todos envolvidos.
Para Denise Cardoso, presidente da Central, “para agricultura familiar em si é um grande passo e fortalece muito estar em um espaço como esse principalmente em Uauá, onde é um município base da COOPERCUC”. A representante da instituição parceira ainda destaca a maior valorização das pessoas que moram na cidade quanto aos produtos que são produzidos na região e uma oportunidade de conhecer outros trabalhos com o mesmo propósito. “Que possam saber da diversidade de produtos, da qualidade dos produtos que nós temos dentro do Armazém e com isso a gente também ajuda no fortalecimento do processo de fortalecimento de comercialização em rede”, afirma.
Na ocasião, também foi lançada a Feira da Sociobiodiversidade que reuniu vários produtores com uma variação de produtos como hortaliças, frutas, verduras, artesanatos e muito mais. Essa é uma iniciativa que visa a melhoria de renda para quem vende e a oportunidade de adquirir de alimentos orgânicos e agroecológicos aos que estão na cidade. A previsão é que a Feira seja realizada às sextas e que cada vez mais agricultores e agricultoras estejam presentes com as suas produções. O espaço é na mesma rua da Loja Franquia do Armazém da Caatinga para estimular a população ao consumo consciente, com qualidade e segurança.
Para José Maximo, agricultor cooperado que reside na comunidade de Caladinho, em Curaçá-BA, essa é uma ótima oportunidade para dar visibilidade e oportunidade de venda para os produtos, além de estimular os produtores na continuidade das suas atividades em campo. “Essa feira trouxe uma divulgação boa para a gente e os nossos produtos, esperamos que continue, certamente vamos nos organizar para continuar produzindo visto que precisávamos de um espaço para comercialização e agora é possível”, destaca.
A inauguração foi animada ao som do Artista Cláudio Barris e contou também com degustação das cervejas artesanais de Umbu, Maracujá da Caatinga e Licuri. Para quem não teve a oportunidade de comparecer ao espaço, fica localizado ao lado da Guarda Municipal no Centro de Uauá-BA e a Feira da Sociobiodiversidade acontece também na próxima sexta-feira.