PT-BR EN ES

CERVEJARIA BAIANA DA AGRICULTURA FAMILIAR ESTABELECE PARCERIA COM A AMBEV

Representantes da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), junto a membros da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Ambev, se reuniram nesta quarta-feira (15), para discutir parcerias de fortalecimento que visam a ampliação de comercialização da cerveja artesanal de umbu.

O encontro, que teve como foco a parceria com a Cooperativa sobre a cerveja Gravetero, foi uma oportunidade de entender as necessidades e metas de ambas as instituições, visando a garantia de acesso a novos mercados, maior produção da mercadoria e, consequentemente, a diminuição do valor para o consumidor final. Osni Cardoso, Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, lembrou ainda que esse já era um objetivo que vinha sendo construído. “Uma conversa iniciada inclusive com o ex-governador Rui Costa, agora com Jerônimo, incentivando o mercado de cervejaria da Agricultura familiar”, lembra.

Também presente na ocasião, o Presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro, falou sobre o impacto dessas ações para essa criação da Cooperativa e avanços importantes realizados junto ao Governo do Estado. “Dentro dessa parceria a gente pode agregar valor a um produto e otimizar a questão do processamento da cerveja onde a gente possa sair daqui com o custo de cerveja mais baixo, onde ela possa ter um preço mais acessível”, ressaltou.

Incluir a reunião na oportunidade em que todos os representantes estão em São Paulo para a Naturaltech, foi uma sacada necessária para potencializar suas conexões e oportunidades comerciais, além da participação na maior Feira de Negócios em Produtos Orgânicos e Naturais da América Latina.

Primeira Cerveja de Umbu Gravetero

Laçada em 2016, a cerveja de umbu foi uma inovação com o intuito de mostrar que a Agricultura Familiar também pode trazer produtos diferentes e diversificados com os frutos nativos da Caatinga que possuem sabores tão marcantes, como o umbu.

A Saison Farmhouse, tem estilo belga e é resultado de uma produção que usa a polpa da fruta para o processamento da Cerveja. Considerada relativamente forte, possuí o teor alcóolico em 6,9%, com características interessantes como o tom mais escuro, sabor frutado, ácido, baixo amargor e com o azedinho do umbu. Emanuel Messias, mestre cervejeiro da Coopercuc, que saiu de Uauá (BA) para realização de cursos e receita da cerveja, destaca a criação como uma missão bem sucedida que leva “matéria-prima e essência baiana”. O resultado continua sendo um sucesso considerando que essa é, ainda, a preferida da galera até o momento.

Outros resultados, como a possibilidade de novos produtos desse seguimento, foram possíveis devido ao resultado de ações como a implantação da Agroindústria e apoio à comercialização por meio de incentivo do Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Atualmente, a Cooperativa possuí outras cervejas de umbu, bem como a de Maracujá da Caatinga com variações em sabores e teor alcóolico, que podem ser encontradas em garrafas e em latas.