PT-BR EN ES

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL FOI TEMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADA EM SALVADOR

Capacitar profissionais e compartilhar experiências entre diferentes territórios dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, foram os objetivos centrais da formação continuada de assistência técnica e extensão rural, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), em parceria com a Agência Nacional de Assistência técnica e Extensão Rural (ANATER). As atividades aconteceram entre os dias 17 e 21 de julho, em Salvador.

O evento reuniu técnicos e representantes de órgãos sociais. A dinâmica das atividades se deu a partir de uma metodologia interativa, com trabalhos em grupos ilustrativos e teatrais, para melhor entendimento dos conceitos, temas e discussões acerca das Unidades Familiares Produtivas Agrárias – UFPA. Assim, possibilitou um melhor entendimento dos sistemas produtivos, partilha das experiências em campo, visita ao centro de distribuição da cidade e treinamento para melhor desenvolver as tarefas e ensiná-las aos produtores.

Josiane Alves, representante do ATER Coopercuc no evento, destacou a importância da participação da cooperativa. “Ter um espaço para discutir as políticas públicas sociais, políticas produtivas direcionadas à agricultura familiar e ao campo, dialogar sobre temas como o Plano Safra 2023 e as desigualdades no campo, foi uma forma de problematizar como as políticas estão sendo acessadas atualmente pelo campo, bem como pensar em estratégias e instrumentos para informar os Agricultores sobre seus direitos e deveres de acordo com a legislação, facilitando e aproximando o acesso a informação e possibilitando que as famílias desenvolvam sua própria autonomia.”

Ainda como uma das agendas para a formação, o grupo pôde visitar o Centro de distribuição de Produtos da Agricultura Familiar, em Salvador, que é de responsabilidade da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes). Entre as instituições que fazem parte deste espaço, está a Coopercuc que é considerada “uma cooperativa muito bem organizada, bem estruturada, com produtos diferenciados, acesso aos mercados, com uma política de logística e posicionamento muito bacana, que consegue levar o recurso de volta para sua base de produção para incentivar seus produtores a continuarem o fortalecimento da essência da economia justa e solidária”, destaca Marcos Novaes, gestor do Centro de Distribuição.

As formações têm como finalidade preparar os técnicos para aplicação e repasse do conhecimento aos agricultores familiares de modo a contribuir para o desenvolvimento das famílias com atividades que fazem parte do cotidiano. Atualmente, a Coopercuc é responsável pelo ATERBiomas, também por meio do Bahiater, que beneficia 540 produtores das cidades de Uauá e Canudos.