Nesta terça-fera (1), foi recepcionado na Coopercuc, integrantes do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), do ministério da Agricultura e florestas do país da África Central. O grupo esteve acompanhado por representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), visando conhecer as experiências fruto do projeto Pró-Semiárido.
O analista de programas do FIDA, Julio Worman, destacou alguns benefícios dessa visita que leva em conta as vivências e desafios de ambos os envolvidos, tanto a cooperativa quando o instituto angolano. “A ideia é que essa delegação de Angola possa vir ao Brasil e conhecer um pouco das experiências do Pró-Semiárido, projeto na Bahia, apoiado pelo FIDA e implementado pelo Governo do Estado. Esse tipo de intercâmbio é fundamental porque os desafios do desenvolvimento rural são muito parecidos no contexto brasileiro e africano”.
Para Anita Esperança, diretora do IDA, “essa troca de experiência surge em um momento em que a Angola passa por uma nova abordagem da agricultura familiar e onde o maior desafio ainda é fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, prática que, no Brasil, e em visita a Coopercuc, é perceptível a importância e benefício. A expectativa é colocar em prática e ter bons resultados como vimos aqui”.
Leidiane Mendes, engenheira de alimentos e responsável pelo acompanhamento do grupo ao laticínio, afirma que esse tipo de socializações pode ser transformado em ações benéficas para outros espaços, nesse caso, na Angola. “Eles ficaram muito satisfeitos, tiveram vários insights de como poderiam utilizar esses conhecimentos na região deles, também uma região semiárida, com uma desigualdade social muito grande, então é sempre muito gratificando receber essas visitas e poder contribuir com o desenvolvimento social dessas famílias”, ressalta.
O intercâmbio, promovido pelo FIDA, em parceria com o Governo da Bahia, por meio da CAR, visa o compromisso de, através de projetos como o Pró-Semiárido, obter um impacto positivo nas instituições e comunidades favorecidas em melhorias sociais e econômicas.