PT-BR EN ES

PARCERIAS E PLANEJAMENTO POSSIBILITAM CARAVANA COM PRODUTORES DURANTE TODOS OS DIAS DE SEMIÁRIDO SHOW

Troca de experiências, aprendizado sobre temas direcionados ao dia a dia dos agricultores familiares e oportunidade de interação. Esses são alguns destaques das vivências proporcionadas aos integrantes da caravana da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e Embrapa. O evento foi realizado entre os dias 1º e 04 de agosto, em Petrolina.

Taiane Souza, pedagoga, técnica em agropecuária e uma das responsáveis pelo acompanhamento do grupo junto a equipe de assistência técnica e extensão rural (ATER) da cooperativa, destaca a importância de mobilizar os produtores para capacitações e práticas como as expostas no Semiárido Show. “As atividades encontradas aqui, são muito relacionadas a realidade da agricultura familiar que a gente já desenvolve, a exemplo de sistemas agroflorestais discutidos, como também trazer a nossa experiência de AgroCaatinga para um evento tão grande como esse”.

Com o intercâmbio, alguns agricultores puderam visitar o evento pela primeira vez, como é o exemplo de José Pedro, da fazenda Pedra Grande, em Uauá. José destaca como essa participação vai servir de melhora para as ações em sua área. “Espero vim mais vezes e aprender mais um pouco, gostei muito. O que aprendi aqui e vi eles fazendo, vou colocar em prática (…) lá eu labuto com hortaliças e vou continuar nisso, mas agora com o que acompanhei aqui de manejo das plantas”.

Maria José, da comunidade Caititus, em Uauá, destaca a vinda para esse evento como uma forma de “ganhar novas experiências e conhecimento para passar também para os meus filhos e mostrar para eles como nós podemos trabalhar melhor”. A agricultora ainda acredita que colocar em prática o que presenciou, vai ajudar no desenvolvimento da sua área e permanência no local em que vive. “Vamos fazer o que aprendemos para ter mais produção e até melhorar na nossa renda para não precisar sair do campo”.

A interação com as atividades encontradas no evento, pode contribuir para o fortalecimento e valorização do trabalho em campo. “Eu que acompanhei o primeiro e ultimo dia, pude notar como é interessante e importante para os produtores se ver ocupando esses espaços e servindo até de exemplos, como aconteceu na apresentação de Egidio Trindade, coordenador do ATER Coopercuc, sobre o sistema de AgroCaatinga que a maioria deles participam”, ressalta a técnica Taiane Souza.

O Semiárido Show é uma feira de inovação tecnológica voltada para agricultura familiar do Semiárido Brasileiro, realizado pela Embrapa, em parceria com o Irpaa.