No último semestre de 2023, a equipe de assistência técnica e extensão rural da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, tem visitado comunidades desses municípios para realizar atividades práticas e formações para os agricultores beneficiados pelo projeto ATER Biomas Caatinga.
Entre as ações, estão as demonstrações didáticas sobre quintais produtivos, canteiro econômico para menor desperdício de água, orientações para confecção de materiais de uso diário como compostagem e alternativas de bancos de forragem, além de diálogos sobre a importância da preservação das áreas com a inclusão de projetos como o AgroCaatinga. A iniciativa visa capacitar os agricultores para o desenvolvimento das técnicas e manter a continuidade dos trabalhos de forma empoderada.
Para a técnica Josiane Alves, essa é uma ótima oportunidade de levar às famílias alternativas de baixo custo para poderem aplicar em suas unidades produtivas. “A ideia também é de aproximar os agricultores de técnicas simples que reutilizam os materiais que estão na roça sem utilidade e que às vezes deixam de aproveitar o potencial desses itens por achar que são entulhos. Aqui nós aproveitamos para potencializar as atividades de uma agricultora, na comunidade Caldeirão dos Cágados, em Uauá, por exemplo, pela construção de uma estrutura de galinheiro feita com a junção de materiais que ela já tinha em sua propriedade sem uso e outros que compramos. Fizemos um mutirão e conseguimos suprir essa necessidade da produtora com as alternativas”, comemora.
A agricultora Lara Santos destaca os resultados das práticas realizadas em campo junto aos moradores da comunidade Caldeirão dos Cágados. “Com a mão na massa, com algumas reciclagens, fazendo o comedouro para uso nas atividades de avicultura, foi mais fácil de aprender para usar em nossa rotina. Como estava antes, tínhamos muitas percas com outros predadores e riscos de doenças, agora ficou mais adequado para nossa criação”.
Também com a inclusão dos jovens, foi possível fazer um intercâmbio para partilha de conhecimento na comunidade de Calumbi, em Canudos. Durante as atividades, estagiárias do curso técnico em agropecuária estiveram presentes. Jaqueline Alves, uma das estudantes, conta que “na comunidade existe uma união muito grande entre os agricultores, e esse aprendizado facilita no desenvolvimento do trabalho diário”. Isadora Santana, também estagiária, relata sua vivência. “Pude ter uma experiência fantástica nas comunidades. Visitamos agricultores que precisam da assistência técnica e é ótimo ajudar nas necessidades que eles trazem. É um momento de fortalecimento para que a comunidade se junte e tenham a promoção de ainda mais projetos”.
O projeto ATER Biomas é de iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia – SDR, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural- BAHIATER, com execução da COOPERCUC. São cerca de 540 famílias beneficiadas.