Nos dias 16 e 17 de maio, o município de Juazeiro, no norte da Bahia, recebeu uma “experiência arretada”: O maior evento de inovação, empreendedorismo e marketing digital no Vale do São Francisco, o Vale Summit. Pensado para entender o potencial empreendedor da região, teve destaque para o mercado digital com uso de inovações tecnológicas.
A ideia de voltar os olhares para capacidade do território foi da idealizadora e CEO da Casa das Arretadas, Lua Trindade, também especialista em marketing de experiência. “Ao trazer um evento de grande porte como o Vale Summit para o interior, estamos promovendo a descentralização do desenvolvimento econômico, tradicionalmente concentrado nos grandes centros urbanos. Isso não só ajuda a fomentar o empreendedorismo local, mas também contribui significativamente para o cumprimento de diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a redução das desigualdades e o crescimento econômico inclusivo”, conta Lua sobre a iniciativa.
COOPERATIVA COMO PARCEIRA E EXEMPLO SUSTENTÁVEL
Um dos exemplos, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), esteve em dois espaços. A collab no estande da Casa das Arretadas, com exposição dos produtos derivados das frutas nativas, destacou os doces, geleias e cervejas artesanais de umbu e maracujá da Caatinga, que possibilitou conhecer a instituição e levar para casa os sabores da Agricultura Familiar baiana.
Essa união é anterior ao evento e é reafirmada por ambas instituições com muita relevância. “Sempre acreditei em um forte impacto social e econômico no Vale do São Francisco, a partir do pertencimento, e da apropriação territorial. Tenho uma frase que sempre digo “Chic é valorizar o que é nosso”, e fico feliz em dizer que os produtos da Coopercuc Gravetero são campeões de vendas na Casa das Arretadas”, afirma a empresária.
O outro momento foi através da palestra do empresário, CEO da Comprecoop e mestre em gestão empresarial, Alécio Mascarenhas. A cooperativa foi citada como case sobre práticas de sustentabilidade como estratégia de ampliação de negócios. “Eu tive a oportunidade no Vale Summit, de apresentar a minha palestra ‘Mais sustentabilidade, mais negócios’ e mostrar ao público que adotar práticas sustentáveis é excelente não só para o planeta, mas também para a empresa que tem a oportunidade de agregar valor para sua marca e vender mais e melhor para aquelas pessoas mais alinhados ao seu propósito (…) As empresas podem adotar essas práticas mediante duas siglas que estão muito em voga: ESG, que fala sobre ambiental, social e governança, ou os ODS’s, objetivos de desenvolvimento sustentável”.
Para exemplificar essas atividades, o empresário trouxe o exemplo de grandes empresas como a Natura, Veja e Adidas e completou com o impacto de uma instituição menor na região, a Coopercuc. “É uma cooperativa de agricultura familiar e que, até mostrei isso na palestra, em uma única foto é possível identificar 3 ações sustentáveis: a energia limpa e renovável, a energia solar, o aproveitamento da água da chuva, que é a ODS 6, água potável e saneamento, e a valorização da vida terrestre, a ODS 15, com o processo de recaatingamento que a cooperativa realiza (…) Mas ainda lembrei que tem como identificar muito mais ODS’s. A Coopercuc é um exemplo de que adotar os objetivos de desenvolvimento sustentável é possível até para pequenos negócios no interior do estado da Bahia. O que precisamos fazer é dar visibilidade a isso e quantificar”, finaliza.
Durante a abordagem, Alécio expôs a importância da sustentabilidade em um momento em que existe a necessidade da contribuição para a recuperação ambiental, considerando, por exemplo, os desastres recentes do Rio Grande do Sul.
ENTREGA A NOVOS CONSUMIDORES
Quem passou pelo evento pôde levar os produtos Gravetero por meio da comercialização feita em parceria com a Casa das Arretadas. Além disso, dois participantes foram contemplados com o sorteio realizado na palestra de sustentabilidade de cestas repletas de produtos da Agricultura Familiar de cooperativas e associações representadas pela Comprecoop.
Tainã Nunes, que se denomina “pernambaiana”, uma pernambucana apaixonada pela Bahia e uma das ganhadoras, falou da importância de trazer o tema para o espaço e como foi experimentar os produtos com os quais teve contato pela primeira vez no Vale Summit. “Ter alguém que fale sobre essa pauta em um evento como esse com certeza foi muito significativo e inspirador. Apoiar a agricultura familiar é apoiar o desenvolvimento sustentável e justo, é valorizar o trabalho árduo dos pequenos agricultores e promover a diversidade cultural e alimentar do nosso país. Se vocês tiverem a oportunidade de experimentar esses produtos, não pensem duas vezes, vocês estarão não só se deliciando com sabores únicos, mas também apoiando uma causa muito importante”.
O outro participante premiado foi o empresário conhecido como Flávio Quadros, que também não conhecia a Coopercuc, virou cliente depois da experiência. “Além do sabor, da qualidade dos produtos, das embalagens muito bonitas, foi muito importante ter conhecimento das práticas de produção, tanto na questão da sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente, reconhecimento dos pequenos produtores, questões que me deixaram feliz e satisfeito e pode ter certeza de que se eu encontrar na prateleira do supermercado eu vou adquirir novamente esses produtos”, relata.
Para Jussara Dantas, diretora da Secretaria da cooperativa, estabelecer relacionamentos com empresas como a Casa das Arretadas e Comprecoop é “uma excelente oportunidade para fortalecer a Agricultura Familiar, valorizar produtos de qualidade e apoiar eventos inovadores. Além disso, essa parceria permite alcançar um público diversificado, conscientizando sobre a importância de consumir itens que preservam o nosso bioma e proporcionam qualidade de vida para aqueles que, de fato, alimentam o Brasil”.
O Vale Summit reuniu empresários, investidores e profissionais do setor para uma imersão sobre as dificuldades e oportunidades no Vale do São Francisco e tem data confirmada para 2025, que será divulgada em suas mídias sociais em breve.