A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), recebeu, entre os dias 04 e 09 de novembro, um grupo de agricultores vindos do Mato Grosso do Sul. A iniciativa, junto ao Prospera MS, projeto idealizado pela senadora Soraya Thronicke, pretende fortalecer a agricultura familiar ao proporcionar experiências envolvendo o cooperativismo.
Durante a semana, com a programação, o grupo pôde conhecer o Armazém da Caatinga e casa de rações em Juazeiro (ambos empreendimentos da Central da Caatinga) e, em Uauá, comunidades tradicionais de fundo de pasto, AgroCaatinga, áreas produtivas de sequeiro, lojas da cooperativa (Armazém da Caatinga e fábrica), além de visitas à fábrica de picolés, laticínio e agroindústria.
Para Eyner Júnior, diretor do Instituto de Desenvolvimento Socioambiental (IDS) e um dos responsáveis, conta que o projeto pensa em “aumentar a produtividade, melhorar as produções e otimizar todo trabalho que o produtor tem através de capacitação e assistência técnica”, além de fomentar a disseminação dos produtos com “as feiras de comercialização e, também, agora, o intercâmbio, que é uma troca de culturas, de conhecimentos. Isso tudo vai agregando conhecimento que eles vão levar para as produções deles.”
A interação com os produtores da região trouxe um toque especial à experiência por verem de perto o que também podem adaptar ou aprender para as realidades encontradas no Mato Grosso do Sul. Vanessa Dias, do município Jardins/MS, ressalta a importância desses incentivos para o seu trabalho. “A gente está adquirindo muito conhecimento, vendo diversidades, coisas boas. Eu nunca tinha visitado um lugar onde tirava leite de cabra, para mim foi muito interessante ver toda a estrutura, todo o processo. Achei muito bacana. Eu estou amando participar disso aqui. É mais que um sonho, é algo que não tem explicação, é maravilhoso (…) levar para minha cidade vai ser muito legal”, conta a produtora.
Entre visitas às comunidades e fábrica de picolés, Fábio Pequeno, presidente do Instituto Reinventar, destacou como a troca de culturas pode ser significativa nesse processo de crescimento em rede.
“Esse intercâmbio é para mostrar outra realidade, como é o cooperativismo e associativismo no Semiárido, essas coisas aqui são fortes e é isso que a gente quer mostrar para os agricultores familiares do Mato Grosso do Sul. Lá a realidade é muito diferente, é mais farta do que aqui. Mas falta, e é o que buscamos com o Prospera, um pouco de união, e aqui a gente encontrou. As pessoas sentem orgulho quando mostram a Coopercuc”, relatou.
Heitor Tadano, do município de Naviraí/MS, expõe o que vai levar das vivências. “Eu vim aqui sem saber o que ia acontecer, durante a programação vimos as pessoas mostrarem lições de vida. Estou levando daqui uma coisa muito importante: O que é o ser nordestino, uma pessoa de garra, de fibra, trabalhadora e, aqui em Uauá, saber o que é honestidade desse povo aqui. Levando uma lição de vida muito importante.”
O produtor conta ainda como foi surpreendido pela cooperativa. “Os produtos são coisas que eu nem sabia que existiam, o que é o umbu? Para nós lá, não existe isso aqui. Eu fiquei sabendo que tem umas pessoas que levaram, mas hoje isso aqui é exportado, levado para fora do Brasil e a gente não sabia o que essa terra é capaz de mostrar, pode apresentar e crescer o Brasil. Mostrar o que é realmente o nordeste. Eu estou muito feliz aqui”.
Entre os incentivadores da agricultura familiar, o coordenador da Cozinha Show do Prospera MS e chefe de gabinete da presidência da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo Federal (ANATER), Humberto Pereira, destacou a importância de intercâmbios como esses. “A gente sempre tenta incentivar, fortalecer esse ramo, esse público. Nós escutamos outro dia de um agricultor familiar que ‘nós não somos pequenos produtores, somos grandes produtores com pequenas produções, ainda’. Uma diferença muito grande. A agricultura familiar é uma forma pujante dentro do nosso país tão grande. O Projeto Prospera MS trouxe essa grande novidade do intercâmbio, são realidades diferentes do que eles têm lá.”
Humberto também fez uma reflexão sobre como é significativo entender a sua realidade, conhecer novas e saber colocar em prática os ensinamentos para bons resultados e já planeja a volta para a devolutiva.
“Dificuldades têm em todos os cantos (…) aqui você vê pessoas com pouquíssima água produzindo mais do que onde têm uma fartura imensa. Será que somos nós que não conseguimos dar o devido valor? Vamos começar a mudar? Tem uma frase que carrego para minha vida e que aprendi aqui, na Bahia, em Pojuca, no assentamento da Escola Agrícola: ‘Quem nós queremos ser? Aquele que fala ou aquele que faz acontecer?’ Fica um pensamento para todos nós. Esse crescimento da Coopercuc mostra que você consegue fazer muito, com pouco. Basta todo mundo se unir. Está todo mundo saindo daqui com uma lição de vida e uma lição de produção. Quero voltar daqui a um ano, dois anos e ver esse pessoal daqui melhorando e os de lá também fazendo essa evolução”, finaliza.
A Coopercuc, se tornou referência pelo estímulo à valorização e promoção de ações que garantem produções com beneficiamento em cadeia, desde os agricultores. Para Carla Pereira, diretora financeira da cooperativa, a avaliação após receber mais um intercâmbio é positiva e aponta os benefícios dessas interações para a instituição. “A gente destaca que é muito importante esses intercâmbios para mostrar o nosso trabalho, os nossos produtos, levar para mais pessoas e fortalecer a agricultura familiar aqui na região e nos que vêm, é uma troca rica e cheia de significado”.
Entre as agendas, o grupo pôde desfrutar da culinária local e conhecer espaços de artesanato.
O intercâmbio entre Coopercuc e Prospera MS tem como objetivo trazer conversas relevantes para o desenvolvimento econômico, social e sustentável, visando direcionar o olhar para reflexão da necessidade quanto ao apoio, seja por meio de políticas públicas ou iniciativas privadas que valorizem e aumentem o cuidado com os agricultores familiares.
Para acompanhar mais vídeos com depoimentos e resumos das atividades: @coopercuc_gratevero