Em continuidade ao trabalho realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro, a equipe do ATER COOPERCUC junto aos Agricultores Familiares que também estiveram presentes em Capim Grosso, seguiram para a cidade de Quixabeira com os alunos da Escola Família Agrícola de Jaboticaba na última quarta (01) e quinta-feira (02).
O objetivo das atividades foi implantar áreas de AgroCaatinga em parceria com a L’Occitane e a Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – COOPES. Assim como na experiência de Capim Grosso, se mantiveram os encontros teóricos e práticos que garantem suporte aos envolvidos, bem como o melhor compartilhamento de conhecimento.
Para a estudante Alciene, afirma que “ o projeto AgroCaatinga trouxe para a escola diversos aprendizados e experiências que também vão ser de benefício para a comunidade”. Dividir essa capacitação também com jovens, tem sido uma ótima estratégia para levar conhecimento àos locais em que vivem. Emília Mascarenhas, também estudante da EFA, destaca que se surpreendeu com o desenvolvimento do programa. “Foi extremamente incrível, a gente aprendeu muita coisa nova e que vimos que não é impossível de fazer em nossa comunidade”, afirma.
Além das falas positivas das alunas, os técnicos de ATER foram acompanhados por alguns agricultores e agricultoras que fazem parte do projeto já nas cidades em que são desenvolvidos no território CUC. Rosane Mariano, cooperada residente de Caldeirão dos Cágados, afirma que essa foi uma oportunidade de passar a outros o que já aprendem no dia a dia com as capacitações mas que “também foi de grande aprendizado”.
Fazer esse intercâmbio entre agricultores familiares, jovens em fase de especialização e membros de ATER, é uma forma de manter as informações atualizadas aos que precisam e compartilhar o que tem dado certo para benefícios de muitas outras famílias e comunidades. Daí, também, a importância de manter parceiros como a L’Occitane que apoia projetos inovadores e que fazem diferença do cuidado e preservação das regiões.