A 10ª edição do Semiárido Show, além das atividades teóricas, práticas e exposições relacionadas ao campo, ganhou destaque pela Vila da Economia Solidária. Espaço reservado para promoção de artesanatos, alimentação regional, bebidas artesanais e artigos vindos de cooperativas e associações do Semiárido. O evento, realizado pela Embrapa, em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), foi finalizado ontem (04), em Petrolina.
O estande “Gravetero Umbu Chopp”, foi muito visitado por pessoas de várias cidades que já conheciam ou estavam experimentando pela primeira vez. Em ambos os casos, o que chamou atenção foi o sabor marcante do umbu, fruta nativa da Caatinga. Ivan Lisboa, da região de Jacobina, Bahia, relata o que o fez procurar pelo chopp produzido pela Coopercuc e a sua experiência. “Estou provando o chope de umbu pela segunda vez, muitas pessoas haviam indicado essa bebida e realmente me surpreendeu. Gostei bastante, tem um gosto característico da fruta, do fruto da Caatinga e é importantíssimo para valorização e conscientização das produções da agricultura familiar”.
Emanuel Messias, mestre cervejeiro da cooperativa e um dos representantes na feira, conta que apesar da participação constante no evento, a receptividade do público nesta edição foi ainda mais positiva. “Foi um dos recordes do Semiárido Show. Sempre participamos, mas não imaginávamos que íamos vender todo o nosso estoque de chope tão rápido. Em um dia vendemos quase tudo que tínhamos levado, foram quase 150 litros apenas no primeiro dia. Foi preciso repor o estoque, trouxemos mais de Uauá. No total, foram mais de 600 litros de Chope e mesmo assim acabou no terceiro dia (…) a palavra que tem sobre o evento todo é sucesso”.
Além do chope, muitas pessoas procuraram pelos demais produtos da marca Gravetero. Na feira, era possível encontrar os doces, geleias, compotas e cervejas artesanais de umbu e maracujá da Caatinga no estande do Armazém da Caatinga. “Algo muito interessante e que já está no paladar dos consumidores do Semiárido Show, é o conhecimento e procura pelos produtos da Coopercuc. Muitos já chegavam perguntando por produtos específicos como os kits de doces e geleias e a cerveja de umbu, sendo os mais procurados da loja”, afirma Maria de Lourdes, colaboradora Comercial da Central da Caatinga.
Maria de Lourdes conta também que a procura pelos itens de modo específico, ativou a curiosidade de pessoas presentes no estande e que vieram ao evento pela primeira vez. “Para os outros consumidores que estavam dentro da loja, ao ouvir sobre os produtos, perguntavam mais sobre eles. Daí a gente mostrava, falava do produto, da cooperativa e era venda na certa. A cerveja nem se fala, todos têm um carinho e não abrem mão de levar para casa”.
Laiane da Silva, cliente do armazém, falou o que a motiva a continuar comprando os artigos sempre que tem oportunidade. “Eu conheci os produtos em outras feiras e pelo sabor, diversidade de opções, pela importância de ter produtos da agricultura familiar, orgânicos e os benefícios gerados para os agricultores familiares em relação à renda, por exemplo, me faz continuar comprando e contribuindo para esse desenvolvimento, principalmente do campo. Além de ser também uma forma de mostrar a outras pessoas a qualidade e sabor que eles têm”.
As grandes feiras, como o Semiárido Show, são ótimas oportunidades de aprendizado e exposição dos resultados obtidos por meio do trabalho que vai desde a base, em campo, até chegar às mesas dos consumidores.