PT-BR EN ES

CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL É REALIZADA EM JUAZEIRO E PAA LEITE É DESTAQUE EM DEBATE

Analisar as estruturas da fome no país e traçar estratégias para superação deste problema foram os principais objetivos da 6ª Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi realizado no Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, na última segunda-feira (21) e terça-feira (22).

Para Adilson Ribeiro, presidente e representante da cooperativa no encontro, destaca a necessidade da existência de políticas públicas para garantir a segurança alimentar e nutricional de todos e como ocupar espaços como a conferência é importante. “Mesmo nós, agricultores familiares, que estamos em campo e produzindo o nosso próprio alimento, precisamos do básico para ter qualidade. É um debate que as pessoas também precisam se interessar por ele, para que a gente possa garantir uma alimentação sustentável, com comida boa na mesa”, afirma.

Adilson ainda comenta uma conquista debatida no evento junto à representantes do governo do estado, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), o PAA Leite, que visa direcionar melhor esse insumo dentro das cooperativas e associações. “Para Coopercuc é muito importante também estar presente nesse espaço para falar mais sobre o leite. Já encaminhamos uma manifestação de interesse com uma proposta de entrega de leite em pelo menos cinco municípios da região (…) Estamos no processo de organização de toda base e no aguardo da decisão da secretaria para os próximos passos”.

Com mais essa possibilidade de viabilizar e garantir maior e melhor produtividade entre os produtores, aumentando também a geração de renda, Bianca Reis, membro da coordenação da Superintendência de Inclusão Alimentar (SISA), representante do programa do leite, aborda a importância das conferências no entendimento do que é necessário para conseguir segurança alimentar e nutricional. “As conferências abraçam as instituições que nós temos parceria. Por meio delas sabemos o que é preciso trazer de políticas para as comunidades. A gente ver essas conferencias como uma ampliação da população do semiárido junto a governadoria”, destaca.

O evento esteve em torno da “superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”, tema da palestra principal e marcou o início das conferências territoriais do Estado, organizadas pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA) e Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN). Ainda foi possível montar propostas por meio dos grupos de estudos que serão levadas para as conferências estadual e federal por meio dos representantes definidos em seus territórios.