De 27 a 30 de abril de 2023, Dailson Andrade, gerente comercial da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – COOPERCUC e a direção da Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária – CECAFES, estiveram juntos em Natal – RN, para discutir detalhes finais e operacionais para o início das atividades do Centro de Distribuição da região.
A COOPERCUC vem consolidando, ao longo dos últimos anos, uma importante ação para ampliação dos negócios: a abertura de Centros de Distribuição pelo Brasil. Desta vez, o CD chega à capital do Rio Grande do Norte e funcionará no espaço do Mercado da Agricultura Familiar. Fátima Torres, diretora Financeira da CECAFES, expressa o significado desta parceria ao destacar que “a Coopercuc é uma das cooperativas referenciais no Brasil e beber dessa fonte da experiência dos Centros de Distribuição será uma bela aprendizagem para nós da Unicafes”.
Centro de Distribuição (CD), são espaços pensados estrategicamente para ajudar na agilidade e eficiência da logística de empresas que, principalmente, tem como objetivo expandir para além do seu espaço de origem, onde estão situados fisicamente. Considerando a importância dessas unidades, Dailson destaca que “a estratégia da Coopercuc é que, com a inauguração de mais um Centro de Distribuição num local estratégico como a cidade de Natal, a gente consolide nossa expansão para o Nordeste”.
Atualmente, a cooperativa já conta com 05 Centros de Distribuição no país, como em Salvador-BA com a Federação Unicafes, em Feira de Santana-BA com a empresa Compre de uma Cooperativa, em Juazeiro-BA com a Central da Caatinga, em Brasília-DF com a Central do Cerrado, em Osasco-SP com o Instituto Auá. Agora, o foco está na abertura de mais dois centros de Distribuição: em São Paulo com a Conexão Solidária e a abertura de mais um CD no Nordeste até o final do ano.