PT-BR EN ES

COOPERCUC PARTICIPA DE CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E APRESENTA TRABALHOS COM OS RESULTADOS DO AGROCAATINGA

O 1º Congresso Internacional Sobre Mudanças Climáticas e Suas Consequências em Territórios Semiáridos (CIMCCTS), promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), começou nesta terça-feira, 20 de agosto de 2024. Parte das comemorações dos 20 anos da instituição, o evento reflete sobre o impacto da convivência com a região semiárida.

No segundo dia de evento, a cooperativa esteve presente, representada pelo setor de assistência técnica e extensão rural, em duas apresentações de trabalhos que abordaram resultados de ações executadas na região “CUC”, Canudos, Uauá e Curaçá, com os temas: “Sistema AgroCaatinga no Semiárido: Diversidade como premissa na melhoria da segurança alimentar” e “Sistema AgroCaatinga no Semiárido: Uso de SAF’s na adequação das áreas degradadas”.

“É muito importante apresentar nossos trabalhos de base na universidade, trabalho que de fato vem trazendo uma diferença enorme para a agricultura familiar, o sistema de AgroCaatinga (…) foi uma experiência fantástica que respondeu algumas perguntas quanto aos métodos usados e resultados. Para a gente, enquanto Coopercuc, é uma enorme alegria incentivar que mais agricultores tenham a oportunidade de acesso, principalmente para essas políticas públicas voltadas para o semiárido. Sem dúvida, ficou comprovado que é possível às famílias se alimentarem melhor a partir de sistemas em pequenos espaços de terra e que a partir da terra a gente pode produzir, se alimentar e, ao mesmo tempo, adequar e revigorar essa terra”, destaca a pedagoga e técnica responsável pela apresentação no evento, Taiane Costa.
 
Agricultores familiares beneficiados também participam. Alcides Peixinho, da comunidade Ouricuri, em Uauá, conta como o evento contribui para as suas atividades em campo e perspectivas de crescimento. “Nesse encontro e com o tema que está sendo aqui debatido, a gente compreende quatro cadeias, que seja: o governo, as empresas, as universidades e os agricultores. Isso forma a nossa cadeia de conhecimento e de poder também. Quem é agricultor um dia pode também estar na universidade, também pode estar no governo e pode se tornar um empresário (…) com o olhar de agricultor, com boas práticas e boas experiências”.

No espaço em frente aos auditórios, é possível adquirir produtos de cooperativas e associações, como os itens Gravetero e o chope artesanal de umbu, presentes na 7ª Feira Solidária Criativa e Cultural, que vai funcionar até às 20h desta sexta-feira (23).

O 1º Congresso Internacional Sobre Mudanças Climáticas e Suas Consequências em Territórios Semiáridos (CIMCCTS) é organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e em Extensão Rural e é realizado em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado da Bahia e sua programação segue até o próximo sábado (24), no complexo multieventos do Campus da Univasf em Juazeiro.