O setor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Coopercuc, através do projeto Ater Biomas Caatinga, promoveu, na última quarta-feira (11) e quinta-feira (12), um curso sobre tecnologias sociais voltado para as áreas de AgroCaatinga e o reuso de águas cinzas . O principal objetivo da agenda foi demonstrar como o uso dessas tecnologias beneficia o manejo das áreas e incentivar a adesão às práticas agroecológicas por parte de mais famílias.
Apresentação das tecnologias, rodas de conversas com agricultores/as e as visitas em campo fizeram parte da programação. A pedagoga e técnica em agropecuária, Taiane Costa, responsável pelo planejamento desse tipo de atividade, afirma que esses encontros são idealizados para compartilhar conhecimento à medida que os agricultores/as conseguem acompanhar os resultados durante o intercâmbio.
“Esses encontros são vitais para manter o alinhamento do conhecimento entre os agricultores. As atividades são pensadas para que as famílias consigam absorver todo esse conhecimento, participem não só da parte teórica, mas também das visitas em campo. Com a escuta, conseguimos ver as formas que as famílias utilizam a água doméstica e como a assistência técnica pode ajudar a melhorar. Construindo de forma participativa e entendendo esse diagnóstico da propriedade para poder trabalhar o que for preciso dentro das visitas técnicas”, destaca.
Com relação ao foco da atividade no sistema Bioágua, a pedagoga explica sobre a importância e benefícios de disseminar essa prática.
“A temática bastante interessante sobre a reutilização de águas cinzas, que é a reutilização de águas de banheiro, de pias, inclusive toda essa água que iria ser desperdiçada, com essa tecnologia social, pode ser muito positiva para a economia, conservação dos recursos hídricos, minimizar a poluição hídrica nos solos e também tratamos da parte da saúde e bem-estar animal”, completa.
Domingas Cardoso, agricultora da comunidade Caldeirão dos Lalaus, em Uauá, faz parte do projeto, recebeu o grupo para mostrar a sua experiência e relata que com esses cursos é possível que os demais vejam que “se botar em prática a ideia, vai dar certo. Não é difícil de fazer e manter.”
Outra agricultora presente no intercâmbio foi Jucicleia Pereira, também da comunidade, e em sua primeira vez no curso conta que foi uma vivência enriquecedora. “É muito bom ter esse conhecimento chegando até aqui. Conhecer o projeto, que eu não conhecia, e ver que tudo é diferente. Gostei muito, foi muito bom”, conclui.
Os encontros são usados também para medir como está o desenvolvimento dos cooperados e cooperadas junto aos projetos e o impacto nos deveres diários, fruto do que é proporcionado em campo.
“Aqui eu aprendi muitas coisas boas. Hoje eu estou com 57 anos e é muito grandioso sair da sua comunidade para ver as coisas diferentes dos outros (…) Eu estou aqui muito feliz, é muito bom e vou participar de outros encontros. A gente tem que sair de si para outros lugares, não gosto de perder essas reuniões em lugar nenhum, a gente aprende muito”, destacou a produtora Ângela Pereira.
“Eu acho muito importante o acompanhamento dos técnicos e essa oficina de que participei e acho muito interessante, já que são recursos que a gente ia desperdiçar, jogar fora. Gostei muito das dicas, do incentivo do projeto, tirei as minhas dúvidas e vi que é possível fazer o reuso de água. Com as opções apresentadas, consegui ver o que é mais fácil de fazer na minha área”, afirma a agricultora Poliane Borges.
A união desses dois projetos visa um maior impacto social e ambiental nas práticas junto às famílias. O AgroCaatinga é fruto da parceria com a L’Occitane, permitindo a expansão do trabalho realizado para além das atividades voltadas ao Maracujá da Caatinga e Mandacaru. Por sua vez, o Ater Biomas é de iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia – SDR, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural – BAHIATER, com execução da COOPERCUC. São cerca de 540 famílias beneficiadas.
Durante a agenda também foram realizadas dinâmicas voltadas para a campanha do Setembro Amarelo.