De 1º à 4 de agosto, estiveram presentes em agenda junto ao setor de Assistência técnica e extensão rural (ATER) da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), representantes da Embrapa Caprinos e Ovinos, Sobral, Ceará. A visita, teve como objetivo principal o acompanhamento dos trabalhos de base, junto aos produtores e o processamento do leite de cabra na Unidade de Beneficiamento localizada na comunidade de Testa Branca, Uauá.
“Foi um momento fundamental e de muita importância não só para a cooperativa, mas também para todos os agricultores que fazem parte da Coopercuc. Foi possível também firmar parcerias que vai nos possibilitar realizar algumas intervenções tanto na parte sanitária dos caprinos de leite, como também em todo processo de gestão e produção dentro do laticínio. Estamos construindo essa sociedade, de forma bem proveitosa, que só tem a somar na nossa evolução no trabalho da caprinocultura de leite”, conta Wendell Oliveira, médico veterinário da instituição.
Nivea Felisberto, zootecnista e pesquisadora da área de produção sustentável de leite de cabra da Embrapa Sobral-CE, explica que essa agenda foi pensada para entender melhor a dinâmica de funcionamento e estrutura da unidade de beneficiamento, bem como fazer um reconhecimento da área de abrangência e perfil de agricultores que fazem parte dos cooperados. “A ideia é que a gente possa fortalecer a ação que está sendo organizada pela Coopercuc já há alguns anos de elaborar derivados lácteos e também ampliar a possibilidade de mais agricultores participando dessa iniciativa para ter na atividade da caprinovinocultura leiteira mais uma fonte de renda”, ressalta Nivea.
As atividades visam ajudar no desenvolvimento do trabalho em campo, elaboração de novos derivados de leite e contribuição para melhor qualidade dos produtos.