PT-BR EN ES
Logo-site

PRODUTOS GRAVETERO SÃO COMERCIALIZADOS PELO ARMAZÉM DA CAATINGA NA FEIRA BAIANA DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Quem passou pela Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que aconteceu até o último domingo (17), no Parque Costa Azul, em Salvador, além dos lançamentos, encontrou mais produtos da Cooperativa Agropecuária familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, a Coopercuc. A comercialização foi feita no território Sertão do São Francisco pela Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga, por meio do Armazém da Caatinga.

A responsável pelo espaço, Maria de Lourdes, colaboradora do Armazém, conta qual produto da cooperativa teve mais saída. “A quantidade e diversidade de queijos impulsionaram as vendas (…) O queijo estava com um bom valor e devido às degustações que acompanhavam licores, geleias e outros produtos, foram os mais vendidos. Todo mundo chegava perguntando sobre os queijos, inclusive, pelo lançamento feito pela Coopercuc com o queijo fresco de leite de cabra”.

Os clientes que conseguiram experimentar os produtos, não conseguiram levar apenas um. Como Erlon Santos, de Salvador. “Comprei geleias, doces, queijo de cabra e outras coisas (…) achei os produtos maravilhosos. Eu degustei alguns produtos, achei muito bons, inclusive comprei vários”. Além de se empolgar com os produtos e levar para casa, Erlon aproveitou a oportunidade para apresentá-los aos amigos. “Ofereci também os produtos para alguns amigos (…) eles adoraram, fez o maior sucesso. Gostei muito, virei super fã e pretendo virar cliente”.

Em balanço, Maria de Lourdes conta quais foram os produtos mais procurados pelo público. “Surpreendeu a venda do queijo, acompanhado com a cerveja. Foram os campeões de vendas. Os clientes já vinham atrás do umbu bom, todo mundo adora, todo mundo leva. Perguntaram muito sobre o kit Caatinga, como não tinha disponível na feira, acabavam levando o kit Brasil. E o doce em corte de umbu, a cara da Coopercuc, o pessoal continua amando. Além das geleias de umbu e maracujá da Caatinga que também já são conhecidos do público”.

Essa é a maior feira da agricultura familiar do país e contou com cerca de 30 mil visitantes, em cinco dias. O evento é realizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).