PT-BR EN ES
Logo-site

COOPERCUC LANÇA SETE NOVOS PRODUTOS DURANTE A MAIOR FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PAÍS E CONSOLIDA PARCERIAS IMPORTANTES

A 14ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária aconteceu entre os dias 13 a 17 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador e, contou com a participação da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, a Coopercuc. Durante o evento, foram lançados em média sete produtos da cooperativa, consolidando parcerias importantes como com as cervejarias Ambev e Proa.

Com destaque para os lançamentos, a Cooperativa surpreendeu o público pela diversidade de sabores apresentados. Em sua variedade, os produtos foram a cerveja Sertão ao Litoral que reúne goiaba, hibisco e maracujá da Caatinga, a nova versão da cerveja Farmhouse Saison com Umbu, polpas de umbu, goiaba e manga, o preparado líquido para refresco sabor umbu e o queijo fresco de leite de cabra produzido no laticínio da comunidade Testa Branca, em Uauá.

LANÇAMENTOS

Com mais de 30 mil visitantes, a cooperativa aproveitou para realizar ações de lançamentos e degustações, pelas quais tornou-se possível receber um feedback imediato do público com relação aos novos produtos.

Para Ana Carolina Matos, representante da loja Alumã, em Itaitu, região da Chapada Diamantina, Bahia, a feira foi um momento importante para encontrar organizações e produtos parceiros. “Tivemos o privilégio de encontrar e experimentar os produtos da Coopercuc, provar do queijo de leite de cabra e a cerveja de maracujá da Caatinga, goiaba e hibisco, lançamentos na feira (…) Estão sensacionais, com gostinho de Caatinga, de Sertão, de Bahia, com a qualidade das cooperativas baianas da agricultura familiar”.

Os primeiros produtos a serem lançados no espaço foram o preparado líquido para refresco sabor umbu e as polpas de manga, goiaba e umbu. Além disso, foi realizada uma ação de degustação, no segundo dia de feira (14), em parceria com o Chef Jônatas Bomfim. “Fiquei muito feliz em fazer um canapé usando a geleia de umbu também da Gravetero, junto ao queijo fresco de leite de cabra, lançamento que está uma delícia (…) também pensado para combinações com os outros lançamentos como o preparado líquido para refresco sabor umbu e uma harmonização perfeita por combinar muito com cervejas cítricas. Caí muito bem essas combinações com as cervejas e chopes da cooperativa”, finaliza o chef.

Essa ação ganhou o público, que confirmou o sucesso da combinação entre o queijo fresco de leite de cabra e a nova cerveja da cooperativa. “Para mim foi uma delícia poder provar novos produtos da Coopercuc e, também, encontrar os produtos da cooperativa na FEBAFES. Dessa vez foi uma surpresa e uma explosão de sabores, experimentar o novo chope com esse queijo, com a geleia de umbu, foi delicioso”, conta Laeticia Jalil, de Recife.

Cervejas

As cervejas foram as mais procuradas pelo público, principalmente pela curiosidade quanto aos sabores e parcerias apresentadas na Feira.

Na sexta-feira (15), foi realizado o lançamento oficial da Catharina Sour, “Sertão ao Litoral”, a primeira cerveja colaborativa da agricultura familiar, uma parceria entre a Gravetero e a Cervejaria Proa. O evento foi realizado no Bar da Proa, na Pituba, em Salvador e contou com a presença de representantes da cooperativa e da cervejaria, além de Mazinho Carneiro, Superintendente de Agricultura Familiar (SUAF) e Adriano Costa, Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR).

Mazinho, destaca a importância do selo da agricultura familiar nos novos produtos. “Muita agregação de valor em uma cerveja entre a Coopercuc e a Proa. Gera mais credibilidade, mais acesso a mercados. É um prazer enorme a gente está aqui trazendo um produto novo, um produto inovador”.

Para Adriano, “essa parceria reafirma que a agricultura familiar tem produtos de qualidade, que pode chegar na mesa do trabalhador, da trabalhadora, mas também pode chegar naqueles que gostam bastante de cerveja. Com certeza será um sucesso”.

No Sábado (16), foi a vez de apresentar ao público mais uma parceria importante no mercado cervejeiro. Surpreendendo os amantes de cervejas artesanais, a já conhecida Cerveja Farmhouse Saison ganha uma nova versão agora, em parceria com a Ambev. O objetivo de fazer, pela primeira vez com uma cerveja baiana, a relação com a maior cervejaria do mundo, é solucionar algumas questões recorrentes entre o público, principalmente relacionadas a maior produtividade, entrega para todo Brasil e o valor pago pelos clientes.

Rodrigo Moccia, representante da Ambev, fala sobre o sentimento de concretizar essa parceria. “Para a gente é uma alegria enorme poder participar dessa feira e poder celebrar a parceria entre a Ambev e a Coopercuc, lançando o primeiro lote da Cerveja com Umbu. Faltava na Bahia ter algum produto em parceria com a agricultura familiar. Para nós é uma razão para brindar, isso ajuda a fomentar o nosso ecossistema de cervejas. A Ambev é a maior cervejaria do mundo e para a gente quanto mais a gente puder fomentar a cultura cervejeira, para a gente melhor. Não existe nada igual a uma boa cerveja.”

Em outros estados do Brasil, é possível encontrar cervejas da Ambev em parceria com a agricultura familiar, mas essa é a primeira na Bahia. O brinde, contou com a presença do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, do diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, do Secretário da SDR, Osnir Cardoso, dos representantes de relações institucionais da Ambev, Rodrigo Moccia e Lucas Baggi, além dos membros da cooperativa, Adilson Cardoso, Diretor-Presidente, Dailson Andrade, gerente comercial e Emanuel Messias, mestre cervejeiro.

A escolha estratégica para os lançamentos na feira ocorre devido ao sucesso apresentado através dos resultados em todas as edições. Jeandro Ribeiro, Diretor-Presidente da CAR, relata que “esse evento não apenas atendeu às expectativas, mas se firmou como uma realidade, integrando-se de maneira sólida ao calendário de eventos de Salvador. A Feira da Agricultura Familiar não só alcançou, mas superou sua missão essencial: promover o encontro direto entre produtores e consumidores.”

O evento, é de realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Imagens: @cestosolucoes e Priscilla Souza