PT-BR EN ES
Logo-site

TÉCNICOS, PRODUTORES E PARCEIROS PARTICIPAM DE INTERCÂMBIO PARA IMPLANTAÇÃO DE AGROCAATINGA

Em meio ao sucesso e benefícios alcançados devido às implantações das áreas de AgroCaatinga, a equipe técnica da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) continua com as atividades de intercâmbio em outras cidades. Dessa vez, a comitiva chegou a Serrolândia, região da Chapada Diamantina, na Bahia, na terça-feira (30). As atividades de implantação das áreas são frutos do projeto realizado em parceria com a L’Occitane, junto a parceiros como a Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (COOPES). As ações foram concluídas na sexta-feira (2).

“Com o andamento do projeto e os resultados que estamos adquirindo, aos poucos estamos conseguindo incluir outras cooperativas como parte do processo. Inicialmente a gente estendeu com a cooperativa de Capim Grosso, a COOPES, que trabalha com foco no licuri e também estendemos à COOPAPI, no Rio Grande do Norte. O objetivo é incluir ainda mais pessoas”, ressalta Egidio Trindade, coordenador do setor de Ater na Coopercuc.

Davi Santos, presidente da COOPES, acompanhou as ações e destaca os resultados na Comunidade Ramal. “Esse projeto vem com grande importância para a nossa comunidade, nossa terra estava degradada e isso vem para revitalizar a nossa terra e trazer esse manejo diferente com várias culturas, o que ajuda nossa terra a ficar ainda mais fértil. Além de ajudar o meio ambiente, também gera renda. Esse projeto vem somando e vai somar cada vez mais”, comemora.

“Através da cooperativa, hoje estou recebendo esse projeto de AgroCaatinga para eu cultivar. Estou muito feliz com essas pessoas que vieram de fora e estão aqui para ajudar. Só tenho o que agradecer, vou cultivar essa sementinha para quando vierem de novo está tudo funcionando muito bem”, relata Marilene Martins, produtora beneficiada na Comunidade Ramal.

Dilmo Souza, coordenador da equipe técnica na Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba (APPJ), no município de Quixabeira, Bahia, comenta sobre o intercâmbio no Assentamento Caiçara, comunidade também localizada em Serrolândia. “Um sistema que vem para somar no trabalho que as famílias já desenvolvem dentro do contexto da agroecologia e da convivência com o Semiárido. A produção de alimentos é um dos principais benefícios, já que dentro do sistema é possível produzir várias culturas que vão gerar alimentos para a família. Outra vantagem é o conhecimento das técnicas de recuperação e preservação do solo. Para a gente, entidade e técnicos, é uma satisfação muito grande poder conhecer esse projeto e a perspectiva é de que, além de gerar a produção de alimentos e renda, que sirva de modelo para outras famílias.

No Assentamento Caiçara, a família beneficiada foi de Raimundo. “É um projeto excelente, espero que mais pessoas consigam. Minha área é pequena, mas agradeço muito a todos que deixaram aqui lindo. Sou feliz em crescer com a agricultura familiar e o cuidado de ter alimentos tão bons e sem agrotóxico”, reflete o agricultor.

Com a finalização de mais um intercâmbio, Egidio Trindade faz a avaliação de que “o projeto de AgroCaatinga tomou proporções grandes, até maiores do que pensamos de início, que seria apenas a região CUC, de atuação da Coopercuc nos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá”. O coordenador ainda acrescenta que “ao longo desse trabalho, com a inclusão de novas pessoas, já conseguimos atender nove municípios. Além da parceria com a L’Occitane e as cooperativas, contamos com outras parcerias institucionais como a Embrapa e IF Sertão de Pernambuco, que vêm unindo forças. A perspectiva é que mais parceiros cheguem para que a gente continue crescendo e espalhando AgroCaatinga em todo o Nordeste”.

“Tem vários atores nesse processo, mas o ponto principal são as famílias. São as donas das áreas. É a família quem cuida, é a família quem faz todo processo do dia a dia. A gente que é técnico vai aplicar o conhecimento, socializar com eles e levar outros produtores já com experiência, mas o projeto é pensado para as famílias partindo do princípio da conservação do meio ambiente mas também da geração de alimentos para o consumo da família e comercialização”, completa Egidio.

Do município de Uauá, entre técnicos e produtores, foram 11 pessoas, além dos parceiros. O AgroCaatinga é de realização da Coopercuc por meio da L’Occitane e visa a expansão em toda região Nordeste.