PT-BR EN ES
Logo-site

O SEGUNDO DIA DO FESTIVAL REGIONAL DO UMBU CONTOU COM A ENTREGA DO SELO NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR EM DUAS CATEGORIAS

Foto: Geraldo Carvalho/Ascom CAR

Na noite da sexta-feira (1), a programação do 11º Festival Regional do Umbu incluiu a entrega do Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF) nas categorias de empresa, destinado à Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) e o selo mulher para a agricultora Maria Alves, da comunidade Raso, município de Canudos. O Selo da Agricultura Familiar é de criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), desde 2006, visando identificar os produtos deste setor e ajudar na valorização e acesso por meio da melhor organização e qualificação na hora da produção e comercialização.

Marielen Lima, coordenadora geral de inclusão sanitária e certificação da produção familiar, do MDA, ressalta o impacto aos que recebem. “A importância de fazer essa entrega é a gente aumentar a visibilidade dos nossos produtos, dos produtos da região (…) foi uma cerimônia muito simples, muito bonita, onde a gente conseguiu dar o empoderamento que essas pessoas e a essas empresas tem e merecem diante do trabalho e o reconhecimento junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário”.

“O selo faz parte de uma estratégia do nosso ministério no sentido de fortalecer, qualificar e valorizar ainda mais a produção familiar (…) O MDA voltou para que todos e todas possam acessar as políticas públicas que se destinam a agricultura familiar”, comemora Rose Pondé, diretora do departamento de apoio, aquisição e comercialização da agricultura familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (DEACAF/SEAB/MDA).

Dona Maria Alves, conhecida como Maria do Raso, comunidade localizada no município de Canudos, foi a agricultora beneficiada com o Selo Mulher. “Fiquei muito feliz e muito agradecida. Só tenho a agradecer ao pessoal da Coopercuc que sempre me ajuda bastante”, conta.

Para Carla Pereira, diretora financeira da Coopercuc, “receber o selo garante mais credibilidade para os nossos produtos. E para as mulheres que recebem o selo também é importante para que seus produtos e trabalho se tornem conhecidos para chegar a mais lugares”.

O selo tem validade de dois anos e pode ser renovado mediante solicitação.

Priscilla Souza / Ascom Coopercuc